Diaconato

O Diaconato é um ministério auxiliar da Ijade, liderado pelo Pr Jose Melo. Constituído por homens e mulheres apresentados para exercer em seu ministério. É composto por voluntários membros da igreja, seu trabalho é organizar o lugar e recepcionar as pessoas que participaram dos cultos no templo.

Quem exerce o diaconato deve ter zelo pela casa de Deus: pela reputação, organização, limpeza e cuidar do patrimônio da igreja. É um ministério linha de frente, que prepara o caminho para que a pregação da Palavra possa produzir o seu efeito na vida dos ouvintes. Lembre-se de que faz parte da função diaconal cuidar do serviço para que os ministros se dediquem à pregação da Palavra e à oração.

A Instituição dos diáconos (Atos 6. 1-7)

“Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano”. (Atos 6.1)

O oficio diaconal surgiu em torno do cuidado pelas viúvas da igreja de Jerusalém – Atender os problemas materiais. O zelo pela obra missionária.

“E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas”. (Atos 6.2)

É eleito (escolhido) para o ministério da benevolência (boa vontade, generosidade, complacência – disposição de atender, ser tolerante).

Aqui encontramos a palavra do Grego diakonein que significa “servir”, particularmente “servir as mesas”. O conceito de servir expresso por esta palavra é bastante esclarecedor. Representa um serviço feito em genuíno amor, uma atividade significativa para a edificação da comunidade.

“Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio”. (Atos 6.3)

Escolhei – Governo democrático ajuda manter a harmonia.

Boa Reputação – A palavra na sua forma original quer dizer: pessoas de quem os homens falam somente coisas boas. Os homens eleitos para o diaconato devem ser pessoas de boa reputação no consenso popular.

Fotos